Entre os dias 16 e 18 de junho de 2025, o Prefeito Gélcio Martinelli esteve na capital do Estado, Porto Alegre, cumprindo uma importante agenda junto a diversas secretarias e instituições, com foco na busca de recursos e no fortalecimento das políticas públicas para o município de Novo Xingu.
A programação iniciou no dia 16, na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, onde o prefeito participou do ato de assinatura de um convênio no valor de R$ 300 mil, destinados à recuperação de estradas rurais. O momento contou com a presença do Secretário Estadual Edivilson Brum.
Ainda no mesmo dia, Gélcio esteve na sede da FAMURS, participando da mobilização de prefeitos e autoridades estaduais em defesa dos produtores rurais. O movimento solicitou ao governo federal a renegociação de dívidas dos agricultores, especialmente devido às adversidades climáticas enfrentadas no Estado.
No dia 17, acompanhado da Secretária de Assistência Social, Andressa Holz, o prefeito visitou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, onde foram recebidos pelo Secretário Beto Fantinelli. Nesta oportunidade, o município foi contemplado com 10 computadores, que irão substituir equipamentos obsoletos utilizados na rede municipal.
Já no dia 18, Gélcio participou do lançamento do programa RS Qualificação Recomeçar, promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, sob coordenação do Secretário Gilmar Sossella. O evento reuniu diversas lideranças estaduais e representou uma oportunidade para estreitar laços e prospectar novos convênios voltados à qualificação profissional.
Além dessas ações, o prefeito também realizou outras visitas para o alinhamento de demandas já protocoladas junto ao Estado. Ao avaliar a agenda, Gélcio destacou:
"Sempre colhendo frutos, o que é muito importante, mas também plantando novas árvores para que, no futuro, possamos continuar colhendo e contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento do nosso município. Seguimos nos destacando nos índices de qualidade de vida, no Estado e no país, mas o mais importante é garantir o bem-estar da nossa população de Novo Xingu.”