O prefeito Gélcio Martinelli, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Educação e Cultura, Adriana Martinelli, esteve na capital do Estado, Porto Alegre, cumprindo agendas voltadas à busca e à formalização de convênios e à captação de recursos para o município de Novo Xingu.
Na oportunidade, a comitiva esteve na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, onde foi recebida pelo diretor-geral, Robson Tiago Borges e demais colaboradores. O objetivo da agenda foi a realização do protocolo documental necessário para viabilizar a assinatura de convênio com o Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Programa RS Sem Barreiras.
A iniciativa visa contemplar o município com a cessão de uso de um veículo adaptado, destinado à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, garantindo transporte seguro e acesso a serviços essenciais.
O Programa RS Sem Barreiras é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), formalizada por meio de edital de chamamento público. Seu principal objetivo é selecionar municípios para a cessão de veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência (PCD), incluindo cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O edital prevê a cessão de 52 veículos adaptados, com investimento total de R$ 11.479.860,00, oriundos do orçamento de 2025. Os veículos são do modelo Minivan/SUV (referência GM Spin), equipados com rampa de acesso e com capacidade para um motorista, dois passageiros e um cadeirante.
O prefeito Gélcio Martinelli destaca que, caso o município seja contemplado, a conquista representará um importante avanço para a comunidade xinguense, especialmente no fortalecimento das políticas públicas de inclusão e acessibilidade.