Na manhã do dia 24 de fevereiro, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Novo Xingu, em conjunto com a Emater, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, a Defesa Civil e o Executivo Municipal, realizaram reunião para avaliar o
impacto da estiagem.
Foi constatado que a estiagem tem causado prejuízos às culturas de soja, milho e pastagens, além de comprometer a agricultura de subsistência. O problema se agrava com as altas temperaturas registradas nos últimos dias. Para dimensionar as perdas, a Emater está realizando visitas técnicas, coletando dados fotográficos e análises quantitativas, a fim de emitir um laudo técnico.
Além das perdas na produção agrícola, outros fatores, como a escassez de água para os animais e possíveis impactos à população, estão sendo analisados para embasar uma possível decretação da situação de emergência.
O Prefeito Gélcio Martinelli, asseverou que a situação de emergência decorre da necessidade de planejamento e medidas rápidas para minimizar os impactos climáticos. Destacou que, diante dos eventos extremos, é essencial que sejam implementadas políticas preventivas, incluindo a análise detalhada das condições do solo, estudos agronômicos e estratégias de gestão de recursos hídricos.
Por fim, nos próximos dias haverá novo encontro para que sejam realizadas as análises de todos os fatores envolvidos, culminando em uma tomada de decisão mais assertiva, com relação a possibilidade/necessidade de decretação de situação de emergência ou não.

- Rafaela - SoftSul
- NOTÍCIAS
- Acessos: 79