No último dia 20 de março, como parte do roteiro de viagens à capital do Estado, o Prefeito Gélcio Martinelli, a Secretária de Assistência Social, Andressa Holz, e a Supervisora Administrativa do Legislativo, Lisiane Cazarotto, participaram de uma série de reuniões institucionais.
Inicialmente, o grupo reuniu-se com o Secretário-Executivo de Assuntos Institucionais do Gabinete do Vice-governador, Sr. Janir Branco. Na ocasião, discutiram especialmente o programa Pavimenta RS, para o qual há a expectativa de que haja uma terceira fase ainda em 2025, destacando que o Novo Xingu ainda não foi contemplado com recursos dessa iniciativa. O Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Sr. Gilmar Sossella, também participou da conversa.
Na sequência, a comitiva foi recebida pelo Deputado Estadual Vilmar Zanchin (MDB), na Assembleia Legislativa. Durante a reunião, foi amplamente debatida a necessidade de destinação de recursos do Pavimenta RS para a continuidade da pavimentação das vias de acesso ao município. Ainda na Assembleia, o grupo visitou o gabinete do deputado Edivilson Brum (MDB), onde reforçou a demanda pelo programa Pavimenta RS e apresentou o estudo de viabilidade para a implantação de uma usina de biogás no Novo Xingu.
Encerrando as atividades na Capital Estadual, a comitiva esteve na Secretara do Desenvolvimento Social, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, onde reuniu-se com o Sr. Helton Adriano Haas, Chefe de Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel. Durante o encontro, trataram de demandas importantes como, a criação do Centro de Convivência do Idoso e a construção do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), visando a melhoria dos serviços oferecidos à população do município.
Já no dia 21 de março, após o retorno da capital, os membros da comitiva participaram de uma audiência virtual, no Centro Administrativo do Novo Xingu, com Diego Pacheco, representante do Deputado Federal Márcio Biolchi (MDB). O encontro teve como objetivo buscar apoio para a gestão da demanda de um Programa Habitacional, a fim de atender a necessidade local e também a destinação de recursos através de emenda parlamentar no Orçamento da União.
Por fim, esse período de intensas reuniões e debates teve como foco fortalecer os vínculos institucionais e garantir que, por meio de recursos e ações concretas, seja possível atender às demandas da comunidade xinguense.