SEC. EDUCAÇÃO: SMEC PARTICIPA DE REUNIÃO DA UNDIME

Participaram de uma reunião no dia 21 de Março, do corrente ano, na cidade de Erval Seco, o Secretario da Educação Rodrigo Dalpiaz, as Professoras Fernada Cerutti e Elizabete Tasso Tomazeli, esta representante do Conselho Municipal de Educação. Reunião está que ocorre mensalmente com os representantes das secretarias de educação da região da AMZOP, os quais são filiados a UNDIME que é A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986, com sede em Brasília/ DF. Que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Na ocasião a representante da região da AMZOP a Professora Eralcida Assumpção e a Professora Nirlene Boeri coordenaram a reunião, onde foram explanados assuntos como:

• Programa educação conectada, programa este vinculado ao MEC e estará disponível aos municípios;
  • Plano Municipal de Educação, onde explanou-se sobre a necessidade de monitoramento do mesmo, frisando que ele deve estar sempre em pauta em todas as reuniões do executivo com a educação;
  • CONAE, Conferência Nacional de Educação, onde é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, a qual deverá acontecer na esfera municipal, regional, estadual e Nacional, sendo a Nacional em Novembro deste ano;
  • FICAI, - Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, tem o objetivo de estabelecer o controle da infrequência e do abandono escolar de crianças e adolescentes, onde a secretaria de educação deve estar sempre fiscalizando, juntamente com a RAI, Rede de Apoio, a falta das crianças. Hoje com a educação obrigatória desde os quatro anos aos dezessete, o aluno não pode ter mais que 60% de faltas. Caso houver, a RAI, é acionada, passando ao Conselho Tutelar e em seguida a Promotoria.

Sendo também repassadas outras informações sobre leis, resoluções, portarias vinculadas a educação. No mesmo dia em que os dirigentes municipais de educação se reúnem, concomitante, reúnem-se os representantes dos Conselhos Municipais de Educação, assessorados pela UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), na oportunidade foi frisado a importância que o conselho tem junto a educação, pois com ele é que rege o Sistema Municipal de Educação, ele é quem aprova o calendário escolar,fechamento ou abertura de turmas e escolas, elabora pareceres, fiscaliza o transporte e verbas dentro da educação. Também teve a troca dos representantes da região da AMZOP, junto a UNCME estadual.

Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network - (41) 93618-0695