O município de Novo Xingu realizou, nesta quarta-feira, dia 6 de maio, a última entrega de alevinos antes do período de inverno, beneficiando piscicultores do município através do Programa de Incentivo à Piscicultura.
Desenvolvido há vários anos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, o programa busca fortalecer a produção de peixes nas propriedades rurais por meio de subsídio financeiro na aquisição dos alevinos, incentivando os produtores a ampliarem e qualificarem a atividade.
Os pedidos são realizados diretamente junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que posteriormente coordena o processo de compra por meio do setor responsável pelas licitações. Após a conclusão do processo, a empresa vencedora realiza a entrega dos alevinos na sede do município, junto à Secretaria, onde os piscicultores fazem a retirada conforme os pedidos efetuados, pagando apenas a parte do valor não subsidiada pelo município.
A Administração Municipal destaca que a piscicultura é uma atividade com grande potencial de crescimento e geração de renda no meio rural. O desafio, segundo a Secretaria, é seguir aprimorando o setor, incentivando novas técnicas e investimentos, para que a atividade se torne cada vez mais uma importante alternativa econômica para as propriedades rurais de Novo Xingu.