Logo Prefeitura Municipal de São José das Missões

VI Conferência Municipal de Assistência Social de Novo Xingu

As Conferências Municipais de Assistência Social são parte integrante do processo de participação popular e controle social da política de assistência social. São espaços que oportunizam o debate a avaliação e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

As Conferências ocorrem a cada 2 anos, e em 2021, em virtude da pandemia e os protocolos de cuidado, realizaremos de modo diferenciado. Este material está sendo encaminhado aos grupos atendidos pelo CRAS, Secretarias Municipais, Conselho de Assistência Social e líderes de comunidades, bem como será disponibilizado para a população em geral. Contamos com a colaboração de todos para que encaminhem sugestões e propostas à Secretaria de Assistência Social até dia 21 de julho pela parte da manhã, quando ocorrerá nossa Conferência Municipal, ou para o telefone da secretaria (54) 9 99751300. Lembramos que a participação presencial será restrita, devido à pandemia.

Neste ano o tema da Conferência é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.” Enfatiza o direito da população em acessar os serviços de Assistência Social, trazendo os usuários para o centro do debate e do planejamento, sendo um dever do Estado possibilitar e financiar essas ações.

Para facilitar a compreensão da temática, fez-se uma organização em 5 eixos, sendo que cada um possui questões para refletirmos e encaminharmos sugestões:

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. (Todas as pessoas que necessitam podem ter acesso aos serviços socioassistenciais, sem precisar de alguma contribuição para isso)

QUESTÕES/SUGESTÕES:

– Sugestão de estratégias e mecanismos para fortalecer a defesa e a garantia de direitos socioassistenciais e dar visibilidade para a Assistência Social.

– Como aprimorar o debate entre as políticas da Seguridade Social (Assistência Social, Saúde e Previdência Social) de modo a refletir sobre possíveis impactos da relação entre estas políticas na garantia de direitos à população brasileira?

– De que forma as reformas das políticas de Previdência Social e Trabalho impactam nas ofertas e demandas da Assistência Social, na realidade de vida de seus usuários e no acesso a direitos?

 

EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. (Orçamento garantido e condizente para a estrutura e oferta dos serviços)

QUESTÕES/SUGESTÕES:

– Você acha que o seu município enfrenta algum desafio quanto ao orçamento e financiamento da Política de Assistência Social? O recurso é aplicado corretamente? Se tiver, deixe alguma sugestão visando a adequação às necessidades locais.

EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários. (Estímulo à participação social para compreensão e protagonismo nas políticas públicas)

QUESTÕES/SUGESTÕES:

– Quais os desafios e obstáculos e como sensibilizar e estimular a participação dos usuários no controle social do SUAS?

 

EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. (Considerar as necessidades dos usuários, promovendo a articulação entre os diferentes setores)

QUESTÕES/SUGESTÕES:

– De que forma a Assistência Social deve se planejar para atender as demandas advindas do envelhecimento populacional, de modo a garantir acesso a serviços, benefícios e direitos aos idosos e suporte às suas famílias?

– De que forma podemos melhorar o alcance dos serviços e benefícios da Assistência Social?

– Quais os impactos da atenção da Assistência Social na vida da população atendida?

 

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências. (“Novos usuários” da assistência social impactam no acréscimo da demanda no SUAS por serviços e benefícios, nas seguranças de apoio e auxílio, renda e acolhida)

QUESTÕES/SUGESTÕES:

– Como qualificar a atuação da Assistência Social nos municípios em contextos de emergência?

– Sugestões de ações para atuar efetivamente em momentos de pandemia e pós pandemia.

Avenida Emilio Knaak, 1160, Centro - Novo Xingu/RS

Segunda-feira a Sexta-feira: 7:30h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

(54) 3210-8010

(54) 99629-0609

Desenvolvido por:
Pular para o conteúdo