Logo Prefeitura Municipal de São José das Missões

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA, LANÇA CATÁLOGO DE TOUROS

Na noite de  quinta-feira, 24 de agosto, foi realizado, na  Câmara Municipal de Vereadores de Novo Xingu, o lançamento do Catálogo de Touros, dentro do Programa Municipal de Melhoramento Genético do rebanho leiteiro.

Desenvolvido pela equipe Técnica da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, o Catálogo de  Touros tem como objetivo levar ao conhecimento de todos, o sêmen dos touros das raças Holandesa e Jersey disponível na Secretaria.

Na oportunidade foram apresentados os animais, que são destaque mundial, demonstrando que não basta incentivar a produção de Leite, mas sim, disponibilizar material genético de qualidade para o melhoramento do rebanho leiteiro do  município, bem como, aumentar a  produção e, consequentemente, a renda das famílias produtoras.

Na apresentação do Catálogo de Touros, o Secretário Laurício Bitello agradeceu a presença dos Produtores e demais participantes. Destacou o esforço dos colaboradores da Secretaria em buscar, de forma ininterrupta, pesquisar, estudar e desenvolver, um material que viesse a contemplar o que há de melhor qualidade, em termos de evolução genética, considerando as necessidades do rebanho do município.

No  decorrer da apresentação, o Médico Veterinário  Rober Zardo destacou e demonstrou aos presentes que no  catálogo,  além da exibição dos touros das raças Holandesa e Jersey, há textos explicativos relacionados a instalações para os animais, modelos de tratadores e os principais alimentos e, assim, explanou sobre os mesmos.

Na sequência, os participantes foram agraciados com uma importante palestra, proferida pelo Sr. Edson Kurtz, Médico Veterinário e Julgador Oficial do Colégio Brasileiro das Raças Holandesa e Jersey, onde levou ao conhecimento de todos a forma de interpretação das principais características dos Touros dispostos no Catálogo, buscando, com as explicações, orientar os produtores na tomada de decisão. Ressaltou ainda que o município de Novo Xingu, está em fase ascendente na melhoria genética da bovinocultura leiteira,  ao disponibilizar para os produtores, material genético de alta qualidade e com respaldo mundial, demonstrando que é possível melhorar os rebanhos geneticamente e, assim, ampliar significativamente a produção leiteira.

Por fim, o Vice-Prefeito Municipal, Gélcio Martinelli, agradeceu a presença do excelente público, parabenizou a Secretaria, o Palestrante, destacou a união da Administração Municipal em torno dos compromissos assumidos e falou sobre os objetivos da Administração Municipal, estabelecidos no Projeto de Governo. De maneira mais enfática, salientou sobre a proposta de trabalhar, tanto na Agricultura como na Pecuária, com uma visão voltada para os resultados, exigindo do Produtor aprimoramento na produção e na gestão da sua atividade, tratando a mesma, não mais apenas como uma simples maneira de prover o sustento da família, mas sim, como um verdadeiro negócio.

Avenida Emilio Knaak, 1160, Centro - Novo Xingu/RS

Segunda-feira a Sexta-feira: 7:30h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h