PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR (PIM)

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente as famílias. O PIM está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, e a Família.

As famílias são orientadas por meio de visitas através de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família.

O PIM conta com duas visitadoras, atendendo 40 famílias e é coordenado pelo Grupo Técnico Municipal (GTM) com representante da Secretaria de Saúde,  Secretaria da Educação e Cultura e Assistência Social.

Modalidade de Atenção Individual: É destinada às famílias com crianças de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias de idade, bem como às gestantes vinculadas ao Programa. A Modalidade dirigida às crianças e gestantes é semanal. Ambas são realizadas na residência da família, com duração de, aproximadamente, quarenta e cinco minutos.

Modalidade de Atenção Grupal Mensal: É dirigida às famílias com crianças de 1 a 3 anos.