Logo Prefeitura Municipal de São José das Missões

GINCANAFEST DA COOPERAÇÃO

Desde novembro de 2017 a Coopac e os Escritórios Municipais da EMATER/RS-ASCAR da região estiveram programando a Gincanafest em comemoração aos 25 anos da Coopac, que visa resgatar a cultura rural com a realização de jogos de integração entre as comunidades de seus municípios, programação que foi sugerida pelo saudoso Gerente Regional Francisco Frizzo, e que foi realizada neste último sábado, na comunidade da Linha Taquaruçu Baixo, no município de Novo Xingu.
A Gincanafest teve início às 9h com abertura, após apresentação das oito comunidades locais participantes com suas torcidas. Em seguida, foram realizados os jogos rurais com quinze atividades ao todo, entre elas a disputa do melhor lenhador e arremesso de espiga de milho.

Ao meio-dia foi servido como almoço vaca atolada, que foi organizado pela Escritório Municipal da EMATER, CTG Passo dos Tropeiros e comunidade local. Pela parte da tarde, foi dada continuidade as atividades, com dinâmica realizada pela professora de Educação Física Roberta Morri da Rede Municipal de Ensino e após para finalizar as atividades, teve uma apresentação do coral da Terceira Idade Novos Tempos do município.
A pontuação dos jogos e as equipes foram julgadas por cinco jurados das seguintes entidades: Cresol, Escola Estadual Gottfried Thomas Westerich – STR, Brigada Militar e Coopac.

O encerramento das atividades culminou com a entregue de brindes para cada comunidade participante e os prêmios para as campeãs, ficando em 3º lugar a equipe Comigo Ninguém Pode da Linha Taquaruçu Baixo, 2º lugar equipe Cultivando a Agricultura Familiar da Linha Xingu Alto/Linha 12 de Novembro e Equipe Campeã Juntos Somos Fortes da Linha Agatti.
“ Com a Gincanafest foi possível resgatar a cultura rural vivenciada na nossa infância e juventude, sendo que hoje nossas crianças puderam presenciar através da apresentação das equipes as ferramentas que utilizávamos no passado e através dos jogos realizados a forma de trabalho da época, além de nos proporcionar um momento de integração entre as comunidades que é um trabalho realizado pela Emater nos outros município e que está sendo inserido neste ano em Novo Xingu e é com a satisfação que lanço desafio para que cada ano haja uma edição dos jogos rurais em nosso no município.” – Propôs o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sergio Celso Tasso.

PARTICIPANTES

PARTICIPANTES

JURADOS

ABERTURA

ABERTURA

Avenida Emilio Knaak, 1160, Centro - Novo Xingu/RS

Segunda-feira a Sexta-feira: 7:30h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

(54) 3210-8010

(54) 99629-0609

Desenvolvido por:
Pular para o conteúdo