EMATER/RS-ASCAR E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE NOVO XINGU REALIZAM CAPACITAÇÃO EM DESPESCA, FILETAGEM, RECEITAS À BASE DE PEIXE E JANTAR DO PEIXE.

Nos dias 15,17 e 18 de maio de 2018, a Emater/RS-Ascar de Novo Xingu em parceria com a Secretaria da Agricultura do Município, promoveu uma capacitação sobre processamento e aproveitamento de peixe aos piscicultores do município. O curso se faz necessário, devido ao crescimento da atividade nos últimos anos entre os agricultores que reconhecem a importância de consumir e também oferecer um produto de qualidade aos consumidores locais, o que lhes proporciona uma renda extra – além de diversificar sua própria alimentação.

A capacitação da despesca e filetagem foi realizada na localidade de Linha Xingu Alto e foi ministrada pelo Extensionista Técnico em Agropecuária Lari Lui da Emater/RS-Ascar de Novo Barreiro, abordando métodos corretos para o abate – desde a despesca, depuração, desensibilização, sangria até a retirada dos files através da filetagem – teoria e prática.

A segunda parte da capacitação envolveu a elaboração de pratos a base de peixe e foi ministrada pela Extensionista Social Cinara Martins, também da Emater/RS-Ascar de Novo Barreiro. Os participantes receberam orientações e dicas de como preparar as receitas de peixe grelhado doce e salgado, lasanha, torta fria, molhos e, também o sal temperado com condimentos naturais que foi utilizado na elaboração das receitas.

O encerramento das atividades culminou com a realização do Jantar do Peixe, evento promovido tradicionalmente pela Prefeitura Municipal de Novo Xingu e Emater/RS-Ascar, além de diversos outros apoiadores, onde foram servidos os pratos que foram objetos da capacitação, acompanhados de saladas e outras comidas típicas do Município. O evento aconteceu no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Novo Xingu e, contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas e, ainda, teve como atração o show com José Rico cover.

OFICINA DE FILETAGEM

OFICINA DE PREPARAÇÃO DE PRATOS A BASE DE PEIXE