Ato em Defesa do SUAS

26 de Novembro – Dia D em Defesa do SUAS

A política pública de Assistência Social vem enfrentando sérias dificuldades para sua efetivação. As ações do atual governo federal estão causando impacto negativo, impedindo o avanço das ações voltadas à população mais necessitada.

Hoje, 26 de novembro, é a data escolhida para intensificarmos a nossa luta. É necessário garantir aquilo que já conquistamos até agora e para isso é fundamental que a população tenha conhecimento da dificuldade que enfrentamos e se junte aos trabalhadores e entidades na Defesa pelo SUAS – Sistema Único da Assistência Social.

Estado e União são tão responsáveis quanto os municípios pela Proteção Social, porém não estão cumprindo seu dever. Há recorrentes atrasos nos repasses da União, que se persistirem, será necessário considerar o encerramento das atividades realizadas pelo CRAS, pois não será possível manter os serviços.

Sem regularização no repasses, sem ter garantia que todo mês teremos os recursos disponíveis para dar continuidade ao nosso trabalho, fica impossível fazer um planejamento das atividades. Este ano mesmo, no nosso Município estamos aguardando o pagamento de parcelas atrasadas, o que foi comentado durante semana passada pelo governo, para podermos planejar atividades extras com nossos grupos.

Somos defensores dos direitos e da cidadania e clamamos por maior visibilidade e seriedade com a Política de Assistência Social, para continuarmos atendendo os nossos usuários da melhor maneira, por meio dos serviços contínuos proporcionando melhor qualidade de vida.