Logo Prefeitura Municipal de São José das Missões

Programa Saúde na Escola: construindo espaço de promoção de saúde

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa do Governo Federal que envolve os Ministérios da Saúde e da Educação. Esse programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças e agravos à saúde, com vista ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Entendendo a importância disso, as Secretarias de Saúde e de Educação de Novo Xingu aderiram ao programa no ano de 2017.

Desde sua implantação no município, muitas ações foram desenvolvidas sempre levando em consideração a realidade e necessidade existentes no município. Dentre as ações realizadas, estão: Avaliação da situação vacinal; Saúde Bucal; Aplicação da Escala de Snellen – avaliação da acuidade visual; Palestra sobre Sexualidade e DST’s; Avaliação Postural; Orientações sobre a prevenção e combate ao Mosquito da Dengue; Feira da Alimentação Saudável; Trânsito Seguro e o uso Indiscriminado de Drogas; Confecção de Sacolas Ecológicas e por fim a Gincana do PSE. Dentre estas atividades, as que mais se destacaram foram:

 

FEIRA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A Feira da Alimentação Saudável aconteceu junto a Feira Municipal da Saúde, em abril deste ano. Neste espaço, foi possível trabalhar com os alunos e alunas a importância que a alimentação tem sobre nosso organismo, os incentivos a usar a criatividade e aderir hábitos de alimentação saudável em seu dia a dia, engajando além do contexto escolar, o contexto familiar e a comunidade.

Uma das atividades da Feira da alimentação Saudável foi a preparação de um cardápio (receitas – comidas ou bebidas – preparadas com alimentos saudáveis e que estão no dia a dia das famílias) bem como atividade física.

 

 

 

TRÂNSITO SEGURO E USO INDISCRIMINADO DE DROGAS

A palestra realizada pelo Policial Rodoviário Federal Carlos Rezende, que na oportunidade tratou dos assuntos: Trânsito Seguro e Uso indiscriminado de Drogas, criando um espaço de reflexão sobre esses assuntos tão importantes em nosso meio.

 

CONFECÇÃO DAS SACOLAS ECOLÓGICAS

A Confecção de Sacolas Ecológicas, foi uma atividade que auxiliou para promover uma reflexão sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento de ações em prol da preservação do mesmo.

Para a confecção das sacolas ecológicas os alunos auxiliaram na construção do desenho e da frase que estampam a mesma. A escolha se deu por meio de um concurso, essa atividade faz parte da gincana que finalizou neste mês de novembro. Ao final, cada aluno/aluna ganhou uma sacola.

Sacolas ecológicas distribuídas para todos os alunos das Escolas Municipais e da Escola Estadual

 

GINCANA FINAL DO PSE

Para o encerramento do ano, a Gincana Final do PSE, que englobou vários assuntos trabalhados com os alunos durante todo o ano, incluindo: higiene pessoal, ações de combate ao mosquito da dengue; cidadania e cultura da paz; sedentarismo; postura; destino correto do lixo, entre outros.

 

Equipe Campeã Escola Municipal

 

Equipe Campeã Escola Estadual

 

As equipes campeãs foram premiadas com um passeio para Ilha Redonda-SC.

 

Por fim, a partir de ações desenvolvidas dentro do PSE é possível promover saúde junto a comunidade. Haja visto, que essas ações ultrapassam a comunidade escolar, chegam até as famílias e auxiliam para uma mudança de cultura e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Avenida Emilio Knaak, 1160, Centro - Novo Xingu/RS

Segunda-feira a Sexta-feira: 7:30h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

(54) 3210-8010

(54) 99629-0609

Desenvolvido por:
Pular para o conteúdo